quarta-feira, 30 de março de 2011

Ser diferente é normal!


Você acredita que ser diferente é normal?
Você busca entender o que se passa dentro do coração e mente de uma pessoa que não está inserida no padrão de normalidade?
Como você convive com as diversidades?

Como vocês sabem, sou portadora de deficiência visual, e como já contei aqui, luto até hoje para vencer meus limites, o preconceito e a discriminação por parte de algumas pessoas.
É um desafio diário, mais com o passar dos anos e o acumulo de experiências, aprendi a conviver bem com isso.
Vocês entenderão logo, porque estou de volta a este assunto.
Então vamos a ele:

Meu filho mais velho tem a visão perfeita e isso sempre foi motivo de muita gratidão a Deus. Já o mais novo tem astigmatismo hipermetrópico e precisa usar óculos. Esse diagnóstico foi feito recentemente e confesso a vocês que mexeu muito comigo...Já ouviu esta frase? Faz a mim, mais ao meu filho nunca!
Pois é! È mais ou menos isso.

Ele começou usar os óculos a poucos dias e está bem aborrecido com a novidade. Ele fala o tempo todo que enxerga bem e que não precisa disso, e que as outras crianças não usam, por que só ele tem que usar? Fica reparando todos que passam por ele, e aponta aqueles que usam, mais comenta que são pessoas mais velhas e não crianças como ele.
Disse a ele que quando ficar mais velho poderá usar lentes de contato, e ele me respondeu que quer crescer bem rápido para poder usá-las.

Parece muito simples, não é mesmo? Uma criança em adaptação no uso de óculos. Mas a situação não é tão simples assim... O comportamento dele na escola mudou, leva tudo na brincadeira, chora à toa e está muito nervoso.
Tenho pesquisado muito sobre o assunto e já fui orientada a levá-lo a um psicólogo comportamental.
O que mais me angustia é saber que algumas pessoas são cruéis e não pensam na consequência dos seus atos Colocam apelidos, provocam e faz-nos sentir anormais.

Acredito que esta insegurança toda de minha parte, seja pelo fato de ter sofrido tanto na escola com o bullying por parte dos colegas e até mesmo de alguns professores despreparados para lidar com crianças com necessidades especiais.
A vontade que tenho é protegê-lo do mundo e de tudo que possa fazê-lo sofrer, mas ao mesmo tempo sei que ele precisa crescer e para isso acontecer eu tenho que deixá-lo viver a sua própria história

Conviver com a diversidade é um desafio muito grande para aquele que é o diferente da turma. É preciso vencer a barreira da timidez, levantar a cabeça e ir a luta. Mostrar ao outro que todos nós temos diferenças, não existe ninguém igual, ninguém perfeito.

Para mim está sendo uma experiência dolorosa porque de uma certa forma estou revivendo o passado. Sinto junto com ele na ida para a escola aquele frio no estômago e a ansiedade para saber se a mesa da frente estará desocupada para ele usar. Se a professora fará uma letra maior, se terá paciência para o auxiliá-lo, se os colegas não ficarão colocando apelidos nele...enfim, eu sei que tudo isso passa por sua mente, porque passava pela minha e é muito ruim.
A princípio tive muito medo que ele me culpasse por seu problema de visão, fiquei triste, chorei, lamentei, mais depois pedi perdão a Deus por estar sendo tão ingrata.
Meu filho é tão lindo, inteligente, amoroso e feliz. Só Deus mesmo para nos entender e perdoar.
Agora o meu papel é ajudá-lo para conseguir vencer tudo isso.

Não estou aqui simplesmente para um desabafo, mais para também alertar aos pais, professores e familiares que tem a sua volta crianças com alguma necessidade especial e até mesmo aquelas que não estão inclusas no padrão de beleza, a estarem atentos a elas. Essas crianças precisam de carinho, amor e muita atenção.
Nós adultos temos o costume de ditar regras e queremos que sejam seguidas a risca e rápido, mais nesses casos precisamos ter muita paciência para esperarmos o tempo necessário para que ela coloque seus sentimentos em ordem e aprenda a lidar com eles.

Ser diferente é normal!
Esta é uma frase repetida inúmeras vezes por profissionais na área da inclusão social e hoje dita por mim.
Mais não adiantará nada repetirmos, se não lutarmos contra o preconceito, a discriminação e o bullying que tem assolado cada vez mais nossa sociedade.

Vamos juntos combater este mal!

DEFICIÊNCIAS
 Mário Quintana

Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético” é quem não consegue ser doce.
Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.

20 comentários:

  1. A paz do Senhor, belo site irmã, que Deus continue derramando bençãos para voce e familia

    ResponderExcluir
  2. Já estou te seguindo...
    Parabéns pelo blog. Que Deus continue lhe usando.

    Ass: Jeferson
    http://blogdequempensa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. andréa,esta postagem sua,deveria ser colada na entrada de cada colégio e até mesmo nas nossas portas de geladeira para uma reflexão diária sobre o nosso cotidiano como templos do espírito Santo, abraço que o senhor nos abençoei!!

    ResponderExcluir
  4. Andrea obrigado pelas boas vindas no UBE. Mensagem muito importante. Sou professor de informática, e percebo que muitos dos alunos adeptos do bulling, são garotos evangélicos (evangélicos?).
    O tema do bulling podia entrar na pauta das escolas bíblicas nas igrejas tbm, afinal de contas são instituições formadoras de cidadãos.
    Deus a abençõe, visite tbm meu blog e convido vc a comentar e seguir:
    http://blogdowaltim.blogspot.com
    Abçs, PAZ!

    ResponderExcluir
  5. A paz amada. Parabéns pela postagem e pelo o blog. Que o Senhor possa derramar sobre você e sua caminhada "bençãos que nem sei contar" como diz a música. Como mudei de blog, pois antes eu estava com o blog Ministério Jovens em Cristo, então venho aqui te fazer um convite a nos seguir nesse novo endereço: http://blogdajuholanda.blogspot.com/.Já estou te seguindo. Fica na paz do Senhor. Ju.

    ResponderExcluir
  6. Entrei no seu blog por acaso e não resisti ser a de número 300 da lista dos seus seguidores.
    Aqui encontrei a paz de Cristo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu blog, seus posts, todos ótimos. E é verdade, todos somos diferentes uns dos outros e seria até chato se fossemos todos iguais, né? Mas enfim, essa "moda" do bullying é realmente um mal. As pessoas não sabem o que as outras passam e sentem, mas mesmo assim tacam pedras a todo momento, falam mal e nem se preocupam com os sentimentos dos outros. Concordo muito com esse seu post. Estou seguindo aqui. Se puder visitar meu blog eu fiz a pouco tempo para as jovens de Deus e adoraria ter a sua visitnha lá, Fica com Deus! :)

    ResponderExcluir
  9. OI QUERIDA PASSA LÁ NO MEU OUTRO BLOG TEM UMA INDICAÇÃO PRA VC!!ABBRAÇOS
    WWW.SOUCRISTAOESIRVOAJESUS.BLOGSPOT.COM
    SELINHOS -
    BRINCADEIRAS E TAGS

    ResponderExcluir
  10. Belo texto maninha, belo exemplo o seu..

    Deus continue abençoando grandemente vc e sua linda família, paz.

    ResponderExcluir
  11. Querido(a) leitor(a) do Blog Deus Em Mim,estou aqui para avisar sobre algumas mudanças que tiveram que ser feitas.A pedido da nossa criadora do blog eu (Fernanda) mudei o endereço do mesmo.
    Nosso link a partir de hoje será.

    http://deusemmim1.blogspot.com/

    Desculpe o inconveniente mas foi necessário.
    Ah se vc tem parceria conosco,peço que venha passar la no blog e pegar o novo banner pois o link foi corrigido.Se não é ainda mas deseja ser,deixe seu comentário la dizendo o endereço de seu blog e faremos parceira.ok
    Boa tarde.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu blog. Que pena que nunca mais postou. Não pare!

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,vim lhe fazer uma visitinha e ver como andam as coisas por aqui.A postagem de hoje foi nascida do coração de Deus para falr aos corações e tocou profundamente o meu.Tu és uma benção nas mãos do Senhor.Um vaso de honra.
    Fique na paz.

    (◡‿◡✿) Nanda
    Deus em Mim
    Coisas de Mulher

    ResponderExcluir
  15. Olá...vim, te visitar, te oferecer o cartão de Natal do Toque e deixar um beijinho-
    san

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  17. Como a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. é isso ai andreia coragem para ser diferente, coragem para fazer toda diferença. otimo texto. abraços lamarque

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana o post. Deus abençoe.
    http://pastoredisonavelinopires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir