quarta-feira, 30 de março de 2011

Ser diferente é normal!


Você acredita que ser diferente é normal?
Você busca entender o que se passa dentro do coração e mente de uma pessoa que não está inserida no padrão de normalidade?
Como você convive com as diversidades?

Como vocês sabem, sou portadora de deficiência visual, e como já contei aqui, luto até hoje para vencer meus limites, o preconceito e a discriminação por parte de algumas pessoas.
É um desafio diário, mais com o passar dos anos e o acumulo de experiências, aprendi a conviver bem com isso.
Vocês entenderão logo, porque estou de volta a este assunto.
Então vamos a ele:

Meu filho mais velho tem a visão perfeita e isso sempre foi motivo de muita gratidão a Deus. Já o mais novo tem astigmatismo hipermetrópico e precisa usar óculos. Esse diagnóstico foi feito recentemente e confesso a vocês que mexeu muito comigo...Já ouviu esta frase? Faz a mim, mais ao meu filho nunca!
Pois é! È mais ou menos isso.

Ele começou usar os óculos a poucos dias e está bem aborrecido com a novidade. Ele fala o tempo todo que enxerga bem e que não precisa disso, e que as outras crianças não usam, por que só ele tem que usar? Fica reparando todos que passam por ele, e aponta aqueles que usam, mais comenta que são pessoas mais velhas e não crianças como ele.
Disse a ele que quando ficar mais velho poderá usar lentes de contato, e ele me respondeu que quer crescer bem rápido para poder usá-las.

Parece muito simples, não é mesmo? Uma criança em adaptação no uso de óculos. Mas a situação não é tão simples assim... O comportamento dele na escola mudou, leva tudo na brincadeira, chora à toa e está muito nervoso.
Tenho pesquisado muito sobre o assunto e já fui orientada a levá-lo a um psicólogo comportamental.
O que mais me angustia é saber que algumas pessoas são cruéis e não pensam na consequência dos seus atos Colocam apelidos, provocam e faz-nos sentir anormais.

Acredito que esta insegurança toda de minha parte, seja pelo fato de ter sofrido tanto na escola com o bullying por parte dos colegas e até mesmo de alguns professores despreparados para lidar com crianças com necessidades especiais.
A vontade que tenho é protegê-lo do mundo e de tudo que possa fazê-lo sofrer, mas ao mesmo tempo sei que ele precisa crescer e para isso acontecer eu tenho que deixá-lo viver a sua própria história

Conviver com a diversidade é um desafio muito grande para aquele que é o diferente da turma. É preciso vencer a barreira da timidez, levantar a cabeça e ir a luta. Mostrar ao outro que todos nós temos diferenças, não existe ninguém igual, ninguém perfeito.

Para mim está sendo uma experiência dolorosa porque de uma certa forma estou revivendo o passado. Sinto junto com ele na ida para a escola aquele frio no estômago e a ansiedade para saber se a mesa da frente estará desocupada para ele usar. Se a professora fará uma letra maior, se terá paciência para o auxiliá-lo, se os colegas não ficarão colocando apelidos nele...enfim, eu sei que tudo isso passa por sua mente, porque passava pela minha e é muito ruim.
A princípio tive muito medo que ele me culpasse por seu problema de visão, fiquei triste, chorei, lamentei, mais depois pedi perdão a Deus por estar sendo tão ingrata.
Meu filho é tão lindo, inteligente, amoroso e feliz. Só Deus mesmo para nos entender e perdoar.
Agora o meu papel é ajudá-lo para conseguir vencer tudo isso.

Não estou aqui simplesmente para um desabafo, mais para também alertar aos pais, professores e familiares que tem a sua volta crianças com alguma necessidade especial e até mesmo aquelas que não estão inclusas no padrão de beleza, a estarem atentos a elas. Essas crianças precisam de carinho, amor e muita atenção.
Nós adultos temos o costume de ditar regras e queremos que sejam seguidas a risca e rápido, mais nesses casos precisamos ter muita paciência para esperarmos o tempo necessário para que ela coloque seus sentimentos em ordem e aprenda a lidar com eles.

Ser diferente é normal!
Esta é uma frase repetida inúmeras vezes por profissionais na área da inclusão social e hoje dita por mim.
Mais não adiantará nada repetirmos, se não lutarmos contra o preconceito, a discriminação e o bullying que tem assolado cada vez mais nossa sociedade.

Vamos juntos combater este mal!

DEFICIÊNCIAS
 Mário Quintana

Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético” é quem não consegue ser doce.
Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.

16 comentários:

  1. A paz do Senhor, belo site irmã, que Deus continue derramando bençãos para voce e familia

    ResponderExcluir
  2. Já estou te seguindo...
    Parabéns pelo blog. Que Deus continue lhe usando.

    Ass: Jeferson
    http://blogdequempensa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. andréa,esta postagem sua,deveria ser colada na entrada de cada colégio e até mesmo nas nossas portas de geladeira para uma reflexão diária sobre o nosso cotidiano como templos do espírito Santo, abraço que o senhor nos abençoei!!

    ResponderExcluir
  4. Andrea obrigado pelas boas vindas no UBE. Mensagem muito importante. Sou professor de informática, e percebo que muitos dos alunos adeptos do bulling, são garotos evangélicos (evangélicos?).
    O tema do bulling podia entrar na pauta das escolas bíblicas nas igrejas tbm, afinal de contas são instituições formadoras de cidadãos.
    Deus a abençõe, visite tbm meu blog e convido vc a comentar e seguir:
    http://blogdowaltim.blogspot.com
    Abçs, PAZ!

    ResponderExcluir
  5. A paz amada. Parabéns pela postagem e pelo o blog. Que o Senhor possa derramar sobre você e sua caminhada "bençãos que nem sei contar" como diz a música. Como mudei de blog, pois antes eu estava com o blog Ministério Jovens em Cristo, então venho aqui te fazer um convite a nos seguir nesse novo endereço: http://blogdajuholanda.blogspot.com/.Já estou te seguindo. Fica na paz do Senhor. Ju.

    ResponderExcluir
  6. Entrei no seu blog por acaso e não resisti ser a de número 300 da lista dos seus seguidores.
    Aqui encontrei a paz de Cristo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu blog, seus posts, todos ótimos. E é verdade, todos somos diferentes uns dos outros e seria até chato se fossemos todos iguais, né? Mas enfim, essa "moda" do bullying é realmente um mal. As pessoas não sabem o que as outras passam e sentem, mas mesmo assim tacam pedras a todo momento, falam mal e nem se preocupam com os sentimentos dos outros. Concordo muito com esse seu post. Estou seguindo aqui. Se puder visitar meu blog eu fiz a pouco tempo para as jovens de Deus e adoraria ter a sua visitnha lá, Fica com Deus! :)

    ResponderExcluir
  9. OI QUERIDA PASSA LÁ NO MEU OUTRO BLOG TEM UMA INDICAÇÃO PRA VC!!ABBRAÇOS
    WWW.SOUCRISTAOESIRVOAJESUS.BLOGSPOT.COM
    SELINHOS -
    BRINCADEIRAS E TAGS

    ResponderExcluir
  10. Belo texto maninha, belo exemplo o seu..

    Deus continue abençoando grandemente vc e sua linda família, paz.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu blog. Que pena que nunca mais postou. Não pare!

    ResponderExcluir
  12. Olá...vim, te visitar, te oferecer o cartão de Natal do Toque e deixar um beijinho-
    san

    ResponderExcluir
  13. Como a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. é isso ai andreia coragem para ser diferente, coragem para fazer toda diferença. otimo texto. abraços lamarque

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana o post. Deus abençoe.
    http://pastoredisonavelinopires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir